sexta-feira, julho 28, 2006


Marine Helicopter Squadron-1 (HMX-1)
HMX-1: efectuou a primeira viagem com o Presidente Eisenhower em 1957. Ele encontrava-se a gozar férias em Newport, quando foi requerida a sua presença, com urgência, na Casa Branca. Normalmente, a viagem de retorno de Rhode-Island demorava 1 hora de ferry até ao Air-Force One, seguida de 45 minutos de voo até à base aérea de Andrews, no Maryland, e mais 20 minutos em viatura presidencial até à Casa Branca. Devido à necessidade da sua presença em Washington, o Presidente Eisenhower pediu ajuda ao seu staff para arranjar maneira mais célere de o colocar no Air-Force One. Os seus assessores informaram que se encontrava um helicóptero estacionado em Rhode-Island para situações de emergência e que poderia ser utilizado para o transportar para o avião presidencial. O Presidente Eisenhower aprovou a ideia, viagem que passou a ser de 7 minutos, a bordo do HMX-1 UH- 34 Seahorse. Mais tarde, e depois de vários testes, passaram a aterrar o helicóptero no jardim sul da Casa Branca, passando a viagem a ser feita directamente da residência do presidente até à base aérea de Andrews.

Só dois tipos de aeronaves estão autorizadas a fazer o transporte presidencial que são a VH-3D e a VH-60N.

HMX-1 tem 2 equipas de manutenção diferentes. A primeira é conhecida por “Whiteside” – referente à pintura da parte superior da aeronave, a outra é chamada de Greenside referente à outra cor da aeronave.

O pessoal que destacado para operar e manter a VH-3D é seleccionado do pessoal da aviação dos Fuzileiros e que não tem qualquer experiência com este equipamento. Passam, normalmente, um ano no Greenside, correndo ao mesmo tempo intensivas investigações de todo o seu background, por parte das agências do Departamento de Defesa. Uma vez dado o apropriado aval e acesso, este pessoal poderá passar para o Whiteside.
Nos anos 90, entre 15 a 20 por cento do pessoal atribuído, não era aprovado para a transição para Whiteside.

Sem comentários: